top of page

para ser recontada...

THEREZA DE BÁRBARA

EVENTO

Entrega da primeira obra do autor 

Adair Gonzato

evento

Uma Manhã de Encanto Literário no
Café Thereza de Bárbara

Editora LEMA

Uma Manhã de Encanto Literário no Café Thereza de Bárbara

 

No dia 30 de novembro de 2023, o Café Thereza de Bárbara tornou-se em um verdadeiro santuário literário ao receber o notável escritor Léo Vieira, representando com distinção a renomada editora Lema. Para tornar o evento ainda mais especial, a escritora Roberta Bassani Federizzi também abrilhantou a ocasião. Juntos, eles conduziram a entrega emocionante da primeira obra do talentoso Adair Gonzato, intitulada "Porque As Horas Também Choram".

 

Imersos em uma atmosfera acolhedora, saturado pelos irresistíveis aromas do café que permeavam o ambiente, os amantes da literatura foram agraciados com uma experiência singular de se embrenhar na magia das palavras. O Café Thereza de Bárbara, aclamado não somente pelos seus sabores excepcionais, mas também por sua aura distintiva, revelou-se como o cenário ideal para celebrar o nascimento desta obra literária única, “Por Que As Horas Também Choram”.

 

Léo Vieira e Roberta Bassani Federizzi compartilharam visões intrigantes sobre o processo criativo do autor Adair Gonzato, uma imersão profunda no universo por trás de "Porque As Horas Também Choram". A interação revisitou as nuances e inspirações que permeiam essa narrativa poética.

 

A entrega simbólica do primeiro exemplar, realizada por Léo Vieira em nome da editora Lema, e a presença carismática de Roberta Bassani Federizzi conferiram um toque de sofisticação ao evento. Esse momento tocante, registrado com gratidão pela equipe do Café Thereza de Bárbara, marcou um capítulo memorável na história do estabelecimento, evidenciando seu compromisso em ser mais do que um simples local de encontro, mas um verdadeiro templo de cultura e arte.

 

A equipe do Café Thereza de Bárbara expressa profunda gratidão por fazer parte desse acontecimento singular na cena literária local. A parceria com a editora Lema, aliada à presença envolvente de Léo Vieira e Roberta Bassani Federizzi, ressalta o papel essencial do café em proporcionar um ambiente que transcende a mera degustação de café, promovendo, sobretudo, a celebração da literatura e da expressão artística.

 

Aos que lamentaram não poder participar deste evento singular, tranquilizamos informando que o Café Thereza de Bárbara continuará a ser o ponto de encontro para os apreciadores da literatura e do café, oferecendo um ambiente acolhedor para a exploração de obras literárias excepcionais, sempre acompanhadas do melhor café. Fiquem atentos às próximas atividades culturais e literárias, pois o café persiste em sua missão de criar experiências inesquecíveis para seus clientes.

Depoimentos

escritor

escritora

Roberta Bassani Federizzi

Léo Vieira

Léo Vieira

Léo Vieira  -  Lema Edições

Roberta Bassani Federizzi

Escritora Roberta Bassani Federizzi 

Impressionei-me ao sair do elevador,  no 15º andar, do Offices Bella Città, em Passo Fundo/RS. Imediatamente, vi-me transportado a um espaço mágico, nem de longe imaginado.

 

Surpreendi-me com a riqueza de detalhes e bom gosto do espaço. Com certeza, eu ficaria naquele ambiente horas e horas desfrutando os cafés, os bolos, as tortas, as delícias francesas que servem, com destaque especial para o Macaron e o Crème Brûllée. E tudo com o acompanhamento de um som ambiente aconchegante e envolvente, com o atendimento impecável de uma equipe preparada e apaixonada pelo que faz. Enfim, um lugar que respira poesia e sofisticação, favorável à arte, literatura e música. Imaginei vários encontros de poetas e escritores, como ocorriam, e ocorrem, nos cafés icônicos de Paris.

 

O “Café Thereza de Bárbara” vai muito além do que minhas palavras conseguem expressar: nem tudo as palavras conseguem traduzir, sabemos. Assim, é o “Thereza de Bárbara”, em Passo Fundo/RS.

 

Nesse portal, de paz, harmonia, sofisticação, com sua gestora, Rosângela, tive a honra de, finalmente, conhecer pessoalmente o amigo Adair Birajara Gonzatto, que é autor da “Lema Edições”, Editora do Rio de Janeiro, e fazer a entrega simbólica do livro  “ POR QUE AS HORAS TAMBÉM CHORAM”, uma obra primorosa no seu conteúdo e sofisticada na apresentação, editada com muito carinho e dedicação sob a chancela da “Lema”. São “Poemas e Reflexões” que se revestem de uma sensibilidade rara nos poetas de hoje, que falam à alma de uma forma sui generis.

 

Lamento não morar em Passo Fundo, ou próximo, porque, sem dúvida, seria o lugar do qual eu não abriria mão para as minhas pausas diárias e encontros com os amigos.

 

Se existem sabores poéticos, certamente, eles moram no “Thereza de Bárbara”. E quem diz isso, perdoem a falta de modéstia, é um carioca da gema.

Café, o aromático coadjuvante de bem-estar e boas conversas, é um dos produtos que enobrecem nosso país e que pelo mundo afora motivou a origem de inúmeras cafeterias.

E aqui, no Norte do Rio Grande do Sul, na cidade de Passo Fundo, podemos desfrutar do Thereza de Bárbara Café, e, como diz o vídeo institucional: “é muito mais do que um café”. Cada espaço revela cenários de muito bom gosto e de encantamento, um composê de cores, imagens, ornamentos, móveis e, muito especialmente, um menu de “salivar” com os olhos.

É dezembro e enfeites de Natal harmonizam o Thereza de Bárbara Café. Nesse ambiente estive na companhia de Adair Gonzato e Léo Vieira. Adair, apresentando “POR QUE AS HORAS TAMBÉM CHORAM”, seu livro de estreia, onde nas suas 390 páginas pulsam poemas e reflexões, tudo pontilhado de sensibilidade. A bela publicação contou com a exímia edição de Léo Vieira.

Que emoção senti ao receber a esplêndida obra, que nos comove, não somente pelo intrigante título, como também pela capa com engrenagens douradas que nos motivam à entrega de uma leitura carregada de sentimentos.

Um casal de amigos me aproximou de Adair e Rosangela Gonzatto e, hoje, nossa amizade percorre caminhos voltados à mesma paixão: a literatura.

Boa sorte! Sucesso ao amigo e escritor Gonzatto, que com certeza bebe na “fonte” de Thereza de Barbara, a cafeicultora italiana imortalizada pela sua bisneta Rosangela, nesse cenário inspirador.

Fotos

bottom of page